DISPONDO-SE
Após essa importante introdução,devemos partir para coisas mais práticas.
Há muitas maneiras de conduzir um cristão ao estudo da teologia.
Uma das formas bem simples e práticas seria a discussão de certos tópicos como:
.Pecado
.Deus
.Salvação
Poderíamos começar com um resumo do que já se tem até aqui,estudando várias escolas e como cada uma se faz um sistema orgânico.
Claro que teremos um problema,pois todos os rótulos são pejorativos e de antemão já rejeitamos.Somos tendentes à uma individualidade e isso nos leva ao partidarismo,mas isso é apenas uma "introdução",cada um pode posteriormente se esmerar no que acha ser correto.
Somos exagerados nos pontos divergentes e isso pode nos levar a perder os pontos convergentes.
Se estudarmos escolas contemporâneas,muitos nomes conhecidos ficam de fora,como o objetivo é introduzir,cabe a cada um procurar na história onde essas escolas começaram e isso irá requerer mais disponibilidade.
Para início iremos ver sobre a ORTODOXIA
Quando usamos esse termo provoca-se emoção,pois alguns tem horror à expressão,pelo medo de estar fora da linha exata ortodoxa,e qual seja o assunto (politica,etc) é uma necessidade de existência.
Para outros a palavra é algo deplorável,algo trivial,destituído de originalidade ( Os EUA se gabam de não seguir os cânones da ortodoxia,acham que criaram uma nova ortodoxia,logo "não ser ortodoxo é a nova ortodoxia )
1. O que seria um cristianismo ortodoxo?
Com certeza é algo primeiramente descritivo,ou seja obteve a aprovação da imensa maioria dos cristãos,expresso na maioria das proclamações oficiais e confissões de fé,formulados por grupos de cristãos.
Apesar de várias confissões há um núcleo de doutrinas que é coerente à maioria dos cristãos,apesar das diferenças.A ortodoxia aqui será justamente nesse núcleo onde há essa harmonia.
2. Examinando o Novo Testamento
Os primeiros cristãos não contavam com nenhuma ortodoxia existente (uma formulação sistemática).Hoje a crítica moderna acha que existem várias ortodoxias dentro do Novo Testamento,mas há de concordar que existia uma "Fé Comum".
As várias teologias são tentativas de homens sérios em tentar exprimir a fé comum,sendo muito mais implícito do que explícito.Vinte e um séculos depois ainda não conseguimos elaborar essa fé comum.
A fé básica do Novo Testamento está alicerçada na morte e ressurreição de Jesus,onde Deus entrou na vida humana de forma decisiva,assim chegam até nós 4 relatos da vida de Jesus,sendo essa a base dos cristãos enfrentarem todo tipo de ameaça relativas à fé ( boas novas).
Achar que a motivação dos cristãos foi a vida ética de Jesus é algo pequeno e distorcido,mas a convicção em alguém a quem Deus havia declarado ser o Senhor.
Veja a declaração de Paulo (1 Coríntios 15:17 ),não há esforço para provar à igreja desse fato,pois isso já era uma convicção,apenas faz uma simples referência a um ponto de fé,que era tão básica que seria inadmissível um cristão não aceitá-la.
A ressurreição era a rocha da fé confessada pelos primeiros cristãos.
Hoje para os cristãos a ressurreição significa nada mais que uma prova de existência de vida após a morte.Para os primeiros cristãos também,porém muito mais : era a prova viva de que Jesus era o Messias Prometido,claro que alguns esperavam um chefe militar,e Ele não agiu conforme as expectativas,restando a eles uma morte esplendidamente diferente.
Um Messias morto não motivaria ninguém. A fuga dos discípulos não foi covardia mas morrerem por uma causa perdida e de repente surge uma noticia: O Messias está vivo.
Isso se encheu de significado para eles ,era a ação do próprio Deus no meio deles e sua fé era posta de maneira verdadeira.
Roma não era invencível,apesar de terem matado o Carpinteiro.
Os poderes do mal em seu ponto mais extremo foram vencidos
A ressurreição era muito mais do que a geração esperava,Ele quebrou os grilhões do pecado e do medo,revelara que o poder do bem é muito maior que o poder do mal.
Assim passaram nessa fé esperarem o retorno de Jesus,e isso os levou a saírem pelo mundo levando a mensagem do que Deus tinha falado,agido e revelado.Deus descera das alturas para alcançar o homem e o homem não precisava subir a traiçoeira montanha que prometia o conhecimento de Deus,assim eles estavam cumprindo o que Paulo fala em 2 Corintios 5:19.
Não era uma fé cheia de complicações mas cheia de implicações : afirmar que jesus era como Deus era,pois Ele revelara Deus,num mundo de muitas vozes que se diziam conhecedoras de Deus,atreveram crer que Deus removera a nuvem que O ocultava dos homens.
A única palavra encontrada para explicar isso era a palavra "amor"(1 João 4:8 )
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos..." ( Atos 2:42) Esta primeira característica é surpreendente e não muitas congregaçõesa teriam em conta hoje. A igreja viva é uma igreja que está aprendendo, uma comunidade que estuda. A plenitude do Espírito Santo é incompatível com o antiintelectualismo. O Espírito de Deus é Espírito de verdade. Esse foi um dos títulos que Jesus mesmo deu ao Espírito. Se quisermos estar cheios do Espírito, sua verdade será importante para nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário