INTRODUÇÃO
Precisamos ser mais criativos a pensarmos de forma mais criativa quanto ao assunto "Teologia",porém por onde começar?
Qualquer livro de teologia não serve,pois não o veremos como algo familiar,fora que o mesmo será inacessível como seria um tratado sobre relatividade de Einstein.
A Teologia também criou seus termos técnicos (jargões),que torna um leigo no assunto "meio que perdido".
Pensando nisso esse post visa isso:colocar o crente estudioso nesse campo do pensamento humano,usando termos familiares,e quando usarmos termos técnicos,explicá-los.
1. Teologia é uma coisa necessária.
Não é uma coisa intuitiva,como disse certa feita J.P. Williams à alguém que disse "amar plantas e odiar botânica",como gostamos de religião e odiamos teologia?
Geralmente essa frase tem argumentos plausíveis,por ver a teologia como algo insípido,quando na verdade,deveríamos ter uma teologia melhor e não uma rejeição à teologia.
2. O que é Teologia?
A palavra procede do grego :
θεο = Deus
λογία = Tratado
Teologia então seria uma tratado ou pensamento lógico.
Disso se depreende que Teologia seria é um pensamento bem ordenado do pensamento que se possa obter a respeito de Deus.
Não ha como definir a palavra Deus (θεο) de maneira exaustiva,mas geralmente usada para representar o que quer que se creia como sendo o Fato Último,a Fonte da qual tudo teria provindo,o Valor Supremo ou a origem de todos os valores existentes.
Esse torna-se digno de se constituir o alvo e propósito da vida,logo não podemos passar a nossa vida sem uma adoção de alguma teologia.
3. Porque me preocupar com assunto de teologia?
Muitos acham que teólogos passam o tempo inutilmente discutindo questões sem importância,vamos analisar essa forma de pensar.
Porque os problemas citados seriam sem importância?
Lógico que quem faz tal afirmação tem em mente um conceito que se deva admitir como sendo de mais alto valor,em comparação com o que ele se acha na condição de asseverar que os argumentos dos teólogos lhe pareçam destituídos de importância.
Essa pessoa tem uma posição teológica,tem uma opinião ou conceitos em referência a pessoa de Deus,que o leva achar sem importância argumentos de teólogos.
Tal frase é um ataque endereçado à teologia ou de natureza teológica.
Outros afirmam: "Não é o que alguém crê mas o que alguém faz que tem importância"
Isso é uma meia verdade,que como as verdades apresentadas pela metade,chega a ser perigosa.É meia verdade porque do ponto de vista cristão,o pensamento teológico não é um fim em si mesmo.O cristianismo é doutrina que se propõe a ser vivida e visa em resultar em ações.Assim se se tornar apenas em pensamento,torna-se algo destituído de verdadeiro cristianismo,logo algo fútil.
Mas pensando na "meia verdade",pois o que quer que o homem faça,seu comportamento está relacionado com o que pensa e crê como valor último de existência.Diante de certas situações em que tenha que decidir,ele fará uso da idéia implícita que constitui seus valores e seria sua solução,e claro manifestará na vida os valores que na mente dele são os corretos para alcançar seus objetivos,isso se chama Teologia implícita ou explícita.
A frase seria comum se todos fossem cristãos,hoje porém vivemos num mundo a escala de valores cristãos está ameaçada e posta em dúvida.Os ideais morais tradicionais se tornaram um problema hoje.
O Comunismo e o Nazismo reconhecem que não é fácil reconhecer entre o que o homem faz e o que o homem pensa,assim adotam com propaganda o que admitem ser verdade para mudar o que indivíduos pensam. Creem que se mudarem os pensamentos relacionados a Deus e valores mudarão as pessoas.
A Teologia Cristã é isso : Uma tentativa de mudar o pensamento dos homens de modo que os leve a agirem como cristãos de verdade.
Diante de um quadro onde o conceito de Deus é submetido à dúvidas não tem como ficar à margem das discussões.Antigamente se achava que ficando à margem poderia se influenciar os homens numa melhora da sociedade,essa solução não é tarefa minha ( se pensava),mas da ciência,da tecnologia e da educação.
Não é possível que viver alheio às coisas relacionadas a Deus conseguirá impedir que formas pervertidas e distorcidas apareçam como valores e solução.
A sociedade está aí como resultado dos que querem viver a margem com seus vários exemplos de distorcidos e pervertidos valores.
Se nosso conceito de Deus é distorcido e pervertido um número grande de correlatos no âmbito de teologia surge: A posição do homem diante de Deus,o que nos força a estudar o que é Revelação ou seja como o homem descobrirá a forma desse relacionamento,através da ciência?Através de uma atitude primária de Deus?Se essa é esta última,onde seria essa revelação?
Isso nos leva a formar um conceito do que seja "pecado",pois essa desarmonia com o Criador é provocada por ele ( até no Comunismo não se foge dessa questão do pecado,pois quem trai os valores são chamados de "trotskistas","belicistas","capitalistas imperialistas".
As preocupações com o pecado nos levam a pensar na salvação,que seria a experiência que alguém tem quando consegue vencer a distância que se encontrava com Deus,retornando a origem de seus valores supremos.
Mas... como o homem pode alcançar essa salvação?
Porque será que o homem peca?
Porque o homem não consegue se associar com os valores supremos?
Será que essa desarmonia é natural?
Pode esse homem vencer o pecado e harmonizar-se com os valores supremos com esforço pessoal ou precisa de ajuda de fora?
Quem afirma que o que se crê não é importante,precisa achar respostas para estas perguntas para não agir de qualquer jeito em situações da vida.
Mas há outras perguntas:
Como o homem pode organizar-se para uma realização coletiva do bem?I isso é o que entendemos por igreja)
Para onde as coisas estão nos levando nesse mundo?
Qual o nosso destino final?
Em que ou quem devemos depositar nossas esperanças?
A história do homem nesse planeta é a soma das oportunidades concedidas por Deus ou existe outro uma outra existência,outro reino além desse presente,onde os valores daqui serão idealizados?
Assim podemos concluir que é impossível se viver a margem da teologia,pois não há a possibilidade entre inexistência de teologia e teologia.
A alternativa é esta: ou uma teologia sistematizada (passada pelo crivo de uma crítica)ou uma teologia que é um aglomerado de conceitos,idéias pré concebidas e sentimentos tomados sem nenhuma preocupação crítica.
O que faz o protestantismo fraco nos nossos dias é o fato de um número muito pouco de crentes informados sobre o conteúdo que se crê e das razões porque crê.(coisa que os comunistas não cometem,pois eles se empenha na formação dos seus filiados,por isso os parciais não conseguem subsistir a disciplina agressiva do Comunismo)
Vejo esse contexto em que vivemos o momento certo do Protestantismo,pois o mundo está empenhado em encontrar soluções aos problemas de existência e estão buscando no cristianismo essas tentativas,logo mais do que nunca precisamos de cristãos que tenham conhecimento para levar respostas à altura dessa busca pelo mundo.
Quero com esse texto incentivar à longas leituras e muita reflexão,pois se nós cristãos estamos cheios de incertezas quanto às nossas respostas cristãs,como poderemos ajudar esse mundo que grita desesperadamente por respostas?
Deus nos abençoe
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