O RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS(1 SAMUEL 2:11-36)
INTRODUÇÃO
NEM TODO PAI ESTÁ APTO A FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO,SOMENTE PELO FAO DE TER CRIADO FILHOS,POIS O TRABALHO DE PAI NUNCA TERMINA,PODE MUDAR OU DIMINUIR,MAS SEMPRE HAVERÁ RESPONSABILIDADES.
NÃO DEVEMOS LEVAR COMO CULPA TUDO QUE ACONTECE DE MAL AOS NOSSOS FILHOS E NEM COMO MÉRITO AS COISAS BOAS,POIS É GRAÇA.
NÃO DEVEMOS LEVAR COMO CULPA TUDO QUE ACONTECE DE MAL AOS NOSSOS FILHOS E NEM COMO MÉRITO AS COISAS BOAS,POIS É GRAÇA.
CONTEXTO
ESSE TEXTO NOS AMEAÇA E NOS INTIMIDA.
PODEMOS ATÉ TER O DIREITO DE DIZER O QUE ELE QUER DIZER E O QUE DIZER A MUITOS PAIS,MAS NELE ESTÁ CONTIDO O PADRÃO DE PATERNIDADE QUE DEVE SER ACEITO POR TODOS NÓS,PADRÃO ESSE ALTO.
PODEMOS ATÉ TER O DIREITO DE DIZER O QUE ELE QUER DIZER E O QUE DIZER A MUITOS PAIS,MAS NELE ESTÁ CONTIDO O PADRÃO DE PATERNIDADE QUE DEVE SER ACEITO POR TODOS NÓS,PADRÃO ESSE ALTO.
A MORTE DE ELI( SAMUEL 4) É UM CLARO AVISO DO PREÇO QUE SE PAGA POR NÃO GUARDAR AS INSTRUÇÕES DE DEUS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS.
O TEXTO DO CAPÍTULO 2,ESTABELECE O CENÁRIO DOS QUATRO CAPÍTULOS CONTRASTANDO COM SAMUEL E OS FILHOS DE ELI( HOFNI E FINÉIAS ,E ALTERNANDO COM " OS FILHOS DE BELIAL" O TEXTO TRAZ O CONTRASTE.
A DINÂMICA É MAIS OU MENOS ASSIM:
Samuel servindo, 2:11 (pecados litúrgicos, 2:12-17)
Samuel servindo, 2:11 (pecados morais, 2:22-25)
Samuel crescendo, 2:26 (profecia do julgamento, 2:27-36)
Samuel servindo, 3:1
O CAPÍTULO 3 MOSTRA A ASCENSÃO DE SAMUEL A SACERDOTE E PROFETA,SENDO ISSO ACEITO PELO POVO NO FINAL DO CAPÍTULO,
O CAPÍTULO 4 MOSTRA O CUMPRIMENTO DAS ADVERTÊNCIAS PROFÉTICAS DE DEUS A RESPEITO DE ELI E SEUS FILHOS( APARECE UM PROFETA DESCONHECIDO PARA ESSAS PROFECIAS NO CAPÍTULO 2 E POR SAMUEL NO CAPÍTULO 3)
ISRAEL É DERROTADO PELOS FILISTEUS E A ARCA DA ALIANÇA É LEVADA,MORRENDO ELI E SEUS DOIS FILHOS,JUNTAMENTE COM A NORA.
OS AVISOS E PROFECIAS DO CAPÍTULO 2 E 3 DEVEM SER INTERPRETADOS A LUZ DO CAPÍTULO 4.
O QUE VAI ACONTECER COM ELI E OS FILHOS EXIGE QUE CONHEÇAMOS MAIS SOBRE SACERDOTES LEVITAS:
ARÃO E SEUS FILHOS((NADABE E ABIÚ) FORAM OS PRIMEIROS A SEREM DESIGNADOS POR DEUS PARA SERVIREM COMO SACERDOTES.
NADABE E ABIU POR NÃO EXERCEREM O SACERDÓCIO CORRETAMENTE SÃO MORTOS,POIS OFERECERAM FOGO ESTRANHO E SÃO SUBSTITUÍDOS PELOS IRMÃOS ELEAZER E ITAMAR( LEVÍTICO 10:1-3)
O SACERDOTE TEM DIVERSOS DEVERES:
CUIDAM DO TABERNÁCULO E DO SEU FUNCIONAMENTO
DENTRO DESSE CUIDADO ESTÁ O FUNCIONAMENTO DO ALTAR E ESSA PROXIMIDADE EXIGE QUE ELES SEJAM METICULOSOS PARA QUE NÃO HAJA CONTAMINAÇÃO E O SERVIÇO SEJA IMPEDIDO:
DENTRO DESSE CUIDADO ESTÁ O FUNCIONAMENTO DO ALTAR E ESSA PROXIMIDADE EXIGE QUE ELES SEJAM METICULOSOS PARA QUE NÃO HAJA CONTAMINAÇÃO E O SERVIÇO SEJA IMPEDIDO:
.NÃO PODIAM BEBER( LEVÍTICO 10)
.NÃO TER CONTATO COM MORTOS E NEM TER CONTATO COM PROSTITUTAS E NEM TER FILHAS PROSTITUTAS(LEVÍTICO 21)
.NÃO PODIA TER DEFEITO FÍSICO(LEVITICO 21)
,INSPECIONAR DOENÇAS(LEVÍTICO 13)
,TOCAREM TROMBETAS DE CONVOCAÇÃO(NÚMEROS 10)
.ENSINAR A LEI E JULGAR(DEUTERONOMIO 17)
.NÃO TER CONTATO COM MORTOS E NEM TER CONTATO COM PROSTITUTAS E NEM TER FILHAS PROSTITUTAS(LEVÍTICO 21)
.NÃO PODIA TER DEFEITO FÍSICO(LEVITICO 21)
,INSPECIONAR DOENÇAS(LEVÍTICO 13)
,TOCAREM TROMBETAS DE CONVOCAÇÃO(NÚMEROS 10)
.ENSINAR A LEI E JULGAR(DEUTERONOMIO 17)
ELES NÃO RECEBERAM HERANÇA E EM CONTRA PARTIDA SERIAM BEM CIDADOS POR DEUS:
UMA PARTE DO SACRIFÍCIO ERA DELES,ASSIM COMO OS DÍZIMOS,PRIMÍCIAS E OFERTAS(NÚMEROS 18),ASSIM COMO O PÃO(LEVÍTICO 24)
UMA PARTE DO SACRIFÍCIO ERA DELES,ASSIM COMO OS DÍZIMOS,PRIMÍCIAS E OFERTAS(NÚMEROS 18),ASSIM COMO O PÃO(LEVÍTICO 24)
1. SAMUEL 2:12-17)
VERSOS DE 1 a 5 MOSTRA QUE UMA PARTE DO SACRIFÍCIO ERA DADA A QUEM MINISTRAVA E SE TORNAVA O ALIMENTO FAMILIAR
VERSOS 12 A 13 MOSTRA QUE ISSO NÃO ERA OBEDECIDO POR AQUELES SACERDOTES(FILHOS DE BELIAL=HOMENS SEM VALOR)
VERSOS 13 A 14 MOSTRA O PORQUE DESSE NOME E O PORQUE DE TORNAR A ADORAÇÃO EM SILÓ TÃO DETURPADA.E NO VERSO 17 MOSTRA COMO DEUS VIA TUDO ISSO.(MALAQUIAS 2:1-9)
ENQUANTO ISSO SAMUEL CRESCIA MINISTRANDO,AINDA MENINO COM SUA ESTOLA SACERDOTAL,DADO A ELE POR DEUS PARA EDUCAR EM LUGAR DOS SEUS FILHOS INÚTEIS,PORÉM ANA SUA MÃE CAUSA IMPACTO EM SAMUEL(2:19)
2. SAMUEL 2:22-25)
A IMORALIDADE DAS MULHERES QUE SERVEM A PORTA DA TENDA(ÊXODO 38:8)
OS CULPADOS DESSA IMORALIDADE SÃO HOFNI E FENÉIAS ( 4:19 MOSTRA QUE FINEIAS É CASADO)
OS CULPADOS DESSA IMORALIDADE SÃO HOFNI E FENÉIAS ( 4:19 MOSTRA QUE FINEIAS É CASADO)
OBSERVE ÊXODO 29:42-46)
A PORTA DA TENDA É O LUGAR ONDE DEUS SE ENCONTRAVA COM OS SACERDOTES E MANIFESTA A SUA GLÓRIA E TORNA-SE UM LUGAR DE ENCONTRO.
DIANTE DISSO ELI NADA FAZ PARA IMPEDIR A CONDUTA PECAMINOSA DOS FILHOS E SE FALOU ESSAS PALAVRAS NÃO CAUSARAM NENHUM IMPACTO A REBELDIA DELES.
SUAS PALAVRAS SÃO AUTO CONDENATÓRIAS PARA QUE SE SINTAM CULPADOS E ISSO NÃO FUNCIONA.
SUAS PALAVRAS RESSALTAM SUA PRÓPRIA CULPA.ELI NÃO ERA IGNORANTE,TINHA CONHECIMENTO QUE SEUS PECADOS NÃO ERAM LAPSOS DE CARATER MAS UM PADRÃO HABTUAL.
ELI AGE QUANTO A IMORALIDADE SEXUAL MAS NADA DIZ SOBRE OS SACRIFÍCIOS,A RAZÃO ESTÁ NOS VERSOS 27 A 29 .
ELI NÃO OS EXPULSOU DO OFÍCIO SACERDOTAL E O SANGUE E O PARENTESCO FALOU MAIS ALTO E CONFUNDIU ESCRÚPULOS COM AMOR,IGNORA A LEI E A SANTIDADE
3. 1 SAMUEL 2:26
A ADORAÇÃO EM SILÓ TORNOU-SE PECAMINOSA E OS FILHOS DE ELI SERIAM OS SUCESSORES,PORÉM SAMUEL CRESCIA E DEUS,SEGUNDO O VERSO 25 IRIA MATÁ-LOS.
4. 1 SAMUEL 2:27-36
EM DIAS QUE A PALAVRA DO SENHOR ERA FRACA SURGE UM PROFETA(3:1) E CENSURA OS ATOS DE ELI OU SUA RECUSA DE AGIR PARA COM OS FILHOS
NOS VERSOS 27 A 29 O PROFETA COLOCA O SACERDÓCIO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E TEOLÓGICA CORRETA:
LEMBRA DO SACERDÓCIO ARÔNICO E LEVÍTICO ESTABELECIDO NO ÊXODO.
NOS VERSOS 30 A 34 REFLETE SOBRE O FUTURO E FALA DO CASTIGO A ELI E SUA "CASA" E NOS VERSOS 35 A 36 FALA DE UMA CASA DE SACERDOTES:
A) A IDÉIA ORIGINAL
OS PROBLEMAS DE ELI E FILHOS SÃO DO OFÍCIO SACERDOTAL E A SOLUÇÃO É OUTRO
SACERDOTE(SAMUEL) E UMA NOVA CASA(DINASTIA)DE SACERDOTES.
FOI NO EGITO QUE DEUS INSTITUIU A CASA,DESIGNANDO ARÃO COMO SACERDOTE.
A PALAVRA CASA É REPETIDA POR DIVERSAS VEZES POR BOAS RAZÕES,MOSTRANDO QUE DEUS NÃO APENAS DESIGNA ARÃO COMO SACERDOTE MAS FILHOS E FILHOS DOS FILHOS(CASA DE ARÃO)
ELI CONHECEDOR DEVERIA TER TIDO MAIS DECISÃO PARA COM A SUA CASA,POIS SACERDÓCIO NÃO E UMA COISA INDIVIDUAL E SIM UM ASSUNTO DE CASA E QUE ENVOLVE OS MEMBROS DA FAMILIA(LEVÍTICO 21:1-9).DEUS CONSTITUIU UMA CASA PARA ARÃO E ISSO INCLUI ELI E ESTE PRECISAVA ADMNSTRAR URGENTE A SUA CASA.
OS CONSTANTES PRONOMES NOS VERSOS 27 A 29 MOSTRAM QUE O SACERDÓCIO É DE DEUS QUE CRIA,ESTABELECE E ATRIBUI REGRAS E REGULAMENTOS,E É AÍ QUE ELI ERRA HONRANDO MAIS OS FILHOS DO QUE A DEUS,TEME MAIS OS FILHOS DO QUE A DEUS,QUER A APROVAÇÃO DOS FILHOS E NAO A APROVAÇÃO DE DEUS ( VERSO 29) E SE TORNA PASSIVO.... REPREENDE ANA DE ESTAR BÊBADA MAS NÃO REPREENDE SUA CASA.
NOS VERSOS 30 A 34 O JUIZO VEM SOBRE SUA CASA
DEUS ESTÁ QUEBRANDO SUA PROMESSA?
ELI E SUA CASA É QUEM QUEBRAM A PROMESSA,ALGUNS VÃO MORRER,MAS DEUS NÃO CORTARÁ TODOS OS DESCENDENTES( VERSO 33) E NO VERSO 36 É PROFETIZADO QUE A CASA IRÁ EMPOBRECER,TIRARÁ A FORÇA MAS ALGUNS AINDA SERVIRÃO COMO SACERDOTES.
OS VERSOS 35 A 36 MOSTRAM QUE HAVERÁ UMA ASCENSÃO DE UM SACERDOTE FIEL E DE UMA CASA ESTÁVEL DE SACERDOTES A QUAL ELI TERA DE SER SUBMISSO E EM 2 SAMUEL 7 INDICA A ALIANÇA DAVÍDICA
A CASA DE ELI É COMO A CASA DE SAUL,SÓ QUE A DE ELI CHEGA AO DECLINIO E A DE SAUL AO FIM....A CASA DE ELI CONTINUA COMO SACERDOTE,MAS SUBMISSOS A UM SACERDOTE SUPERIOR.
ESTA CASA SERÁ ESTÁVEL:
NUM CUMPRIMENTO IMEDIATO UMA CASA SUPERIOR A CASA DE DAVI.A LINHAGEM SACERDOTAL VEM DA CASA DE ARÃO,UM DESCENDENTE DE LEVI(ÊXODO 2:1) E QUANDO ELE É ESTABELECIDO SUMO SACERDOTE,SEUS FILHOS NADABE E ABIÚ SERVEM SOB ELE,MAS DEVIDO O "FOGO ESTRANHO" OFERECIDO POR ELES,ELEAZAR E ITAMAR OS SUBSTITUEM.
ORIGINALMENTE O SACERDÓCIO VEM DE ELAZAR,MAS ELI É DESCENDENTE DE ITAMAR E ESSA PROFECIA DO PROFETA SEM NOME SE CUMPRE COM SAMUEL SUBSTITUINDO ELI...TEMPOS DEPOIS NO REINADO DE DAVI ZADOQUE DESCENDENTE DE ELEAZAR É FEITO SUMO SACERDOTE ( 1 REIS 1,1 CRÔNICAS 16 ) E LEIA O TEXTO ESCATOLÓGICO DE EZEQUIEL 44:15 E 48:11
NUM CUMPRIMENTO A LONGO PRAZO SE CUMPRE EM JESUS NO CUMPRIMENTO DA ALIANÇA COM DAVI COMO TAMBEM DO CUMPRIMENTO DA ALIANÇA SACERDOTAL
CONCLUSÃO
ESSE TEXTO MOSTRA DE COMO DEVEMOS LIDAR COM NOSSOS FILHOS REBELDES E DESOBEDIENTES,QUE NA VERDADE SURGIRAM QUANDO CRIANÇAS E EXPLODIRAM QUANDO ADULTOS E ELE NÃO SOUBE TRATAR DE MANEIRA APROPRIADA COMO DEVERIA TRATAR QUALQUER PESSOA COM SACERDOTE E JUIZ E COMO SEUS FILHOS ERAM UM FARDO ELE FAZ DELES UM FARDO PARA TODA A A NAÇÃO.
(1) Eli não consegue instruir seus filhos na Lei do Senhor, especialmente nos costumes dos sacerdotes.
(2) Eli parece “cego” aos pecados que estão bem debaixo do seu nariz - pecados sobre os quais ele deve ouvir de muitos israelitas. Esses pecados ocorrem nos mesmos lugares em que Eli esteve, ou deveria estar, em seu ministério sacerdotal. É quase inconcebível que ele não tenha percebido. Contudo, devo dizer que vejo muitos pais cujos filhos agem de forma errada diante deles, mas eles não conseguem ver seus erros. Receio que todos nós sejamos tentados a fazer vista grossa para as coisas que simplesmente não queremos ver. Eli está literalmente cego mas, com certeza, não está surdo. Ele não tem como deixar de saber o que acontece, a menos, é claro, que ele realmente não queira saber.
(3) Eli espera demais para corrigir os pecados de seus filhos. Mesmo depois de todo o Israel lhe contar sobre os pecados de seus filhos, Eli não age com muita rapidez. Sua tímida palavra de desaprovação e advertência é fraca demais e tardia demais. Tem-se a nítida impressão de que os pecados que se tornaram uma prática normal na vida de seus filhos são os mesmos evidenciados muito tempo antes, quando poderiam ter sido “cortados pela raiz”. Paternidade e procrastinação não se misturam.
(4) Eli não faz nada a seu alcance para corrigir seus filhos - ou, pelo menos, para opor-se à sua conduta pecaminosa. Uma coisa é Eli não saber o que seus filhos estão fazendo. Pelo menos seria compreensível se ele ignorasse a seriedade de seu pecado. Mas, pelas suas próprias palavras, sabemos que ele tem pleno conhecimento da sua gravidade. Ele sabe que a atitude dos filhos é pecaminosa, e que são pecados contra Deus. No entanto, quando seus filhos desprezam sua admoestação, ele simplesmente deixa de empregar outros meios à sua disposição. Ele deveria, e poderia, ter apedrejado seus filhos. Ele poderia tê-los removido do sacerdócio. Mas ele nada faz para pará-los depois que eles rejeitam sua admoestação.
Hoje, vejo pais torcendo as mãos da mesma forma que Eli, quando seus filhos se recusam a obedecê-los. Seus filhos não são todo músculos, com 2 metros de altura e 115 kg. Muitas vezes são crianças de 5 anos de idade, e os pais têm muitas opções. No entanto, depois de uma repreensão, quando a criança obstinadamente se recusa a obedecer, eles erguem os ombros como se dissessem: “O que mais posso fazer?” Preciso mesmo lhe dizer? Leia Provérbios; você pensará em alguma coisa.
(5) Eli não quer fazer com seus filhos aquilo que tem autoridade para fazer - porque não quer pagar o preço. Vamos admitir. Quando você e eu deixamos de disciplinar nossos filhos não é porque não tomamos a atitude que podemos tomar; não é porque não sabemos o que deveríamos fazer. É porque não estamos dispostos a pagar o preço de fazer a coisa certa - de fazer o que é melhor para nossos filhos e para nós. Talvez Eli receie perder o pequeno relacionamento que tem com seus filhos. Talvez tema perder o respeito por tomar uma atitude pública. Ele pode muito bem estar receoso de ter que voltar a comer o tipo de carne que não gosta. Ele tem medo de disciplinar seus filhos porque precisa demais daquilo que eles lhe dão, e que ele não quer perder.
(6) Eli não lida apropriadamente com seus filhos, mesmo quando é claramente advertido e instruído por Deus por meio de profecias, nem mesmo quando tem pleno conhecimento das conseqüências da falta de arrependimento e obediência com relação a seus filhos. Eli não pode alegar ignorância. Ele sabe que seus filhos são culpados. Ele será repreendido duas vezes por um profeta de Deus (o profeta sem nome do capítulo 2 e Samuel no capítulo 3). Ele não faz a coisa certa nem quando o próprio Deus chama sua atenção por sua desobediência.
(7) Eli honra muito mais a seus filhos do que a Deus. Este é o ponto principal, à vista de Deus. Eli está mais preocupado com seu relacionamento com seus filhos do que com seu relacionamento com Deus. Nosso Senhor Jesus deixou bem clara a questão dos relacionamentos:
"Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.” (Mateus 10:34-39)
Nosso texto bate “em nossa porta” em diversos aspectos. Talvez pensemos que a conduta de Eli e seus filhos como sacerdotes não tenha nada a ver conosco, cristãos contemporâneos. Precisamos relembrar que também somos sacerdotes:
“Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.” (I Pedro 2:5)
Também devemos relembrar que, embora Eli e seus filhos (e Samuel) ministrem no “templo de Deus” (I Samuel 3:3), o “lugar da morada de Deus”, nós somos “templo de Deus”, Sua “morada” e, quando causamos algum dano à Sua “morada”, esta é uma das coisas mais graves para Deus:
“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.” (Efésios 2:19-22)
“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.” (I Co. 3:16-17)
Não é de se estranhar que a conduta dos cristãos de Corinto (ver I Co. 5 e 6) e, especialmente sua conduta na igreja (ver I Co. 11:17 e ss), seja tão grave para Deus.
Nós, como Eli, precisamos educar nossos filhos na “disciplina e instrução do Senhor” (Ef. 6:4). Não devemos apenas instruir e admoestar nossos filhos, precisamos corrigi-los. Isto inclui o uso da “vara” de Provérbios. Esta não é uma licença para excessos e abusos, e os abusos não são desculpas para deixar de castigar um filho desobediente, quando a vara é um dos meios mais eficazes de correção. Muitos pais são controlados por seus filhos ao invés de mantê-los sob controle. E, mesmo quando nossos filhos estiverem crescidos, ainda seremos responsáveis por tratar biblicamente de seus pecados.
Para nós, pais, o ponto de partida é abrir mão de nossos filhos. Nosso Senhor diz que devemos tomar nossa cruz, que devemos morrer para nós mesmos, que devemos perder nossa vida para ganhá-la. Precisamos fazer o mesmo com nossos filhos. Estou começando a entender porque o grande teste de fé de Abraão foi se dispor a sacrificar seu filho (Gênesis 22). Vejo porque Jacó, que não queria perder seu filho José, e que se recusou a perder seu filho Benjamim, teve que abrir mão deles para poder ser “salvo” da fome (ver Gn. 37-45). Devemos fazer o mesmo. Não devemos achar que nossos filhos são a nossa vida, mas nosso Deus e, especialmente, nosso Salvador, Jesus Cristo. Em comparação com nosso amor por Deus, devemos “detestar” nossos filhos. Só assim ficaremos livres para tratá-los de forma que seja para o seu bem e para o nosso, e para a glória de Deus.
Pode acontecer dos filhos terem que disciplinar seu pai ou sua mãe. Como igreja, temos a dolorosa experiência de exercer a disciplina sobre o pecador renitente (ver Mateus 18:15-20). Quando aquele que está sob disciplina é um pai (ou mãe), há implicações e obrigações para os filhos, especialmente para os filhos mais velhos. Um filho ter que corrigir o pai não é nem um pouco mais fácil do que um pai ter que corrigir o filho. Mas, quando temos conhecimento do pecado - e das Escrituras que prescrevem nossa atitude diante dele - somos forçados a agir. Se nos recusarmos, como Eli, então nossa falha também será pecado.
A disciplina de que falamos se aplica à “família” maior, a igreja. Quando um “irmão” peca (ver Mateus 18:15), é nossa obrigação repreendê-lo, com vistas a seu arrependimento. Muitos cristãos preferem, como Eli, fechar os olhos e esperar que o problema se vá. Ele não irá; só ficará maior. Nossa culpa só aumenta com o tempo que deixamos passar sem agir em obediência à Palavra de Deus.
Que Deus possa nos conceder a graça de aprendermos de Eli e seus filhos, em vez de aprendermos com eles. Graças a Deus que Aquele que nos ordena a instruir e corrigir nossos filhos tem nos dado o exemplo pela maneira que nos trata como Seus filhos. Agradeçamos a Deus que Aquele que requer de nós que eduquemos nossos filhos de maneira piedosa é Aquele que nos dá a graça para fazê-lo. A Deus seja a glória!
Nenhum comentário:
Postar um comentário