TEOLOGIA DA ESPERANÇA
INTRODUÇÃO
Jürgen Moltmann (1926 - ) tornou-se famoso na década de 1960. Naqueles anos houve diálogo entre cristãos e marxistas que afetou a alguns jovens.
Foi a raiz desta interação com os marxistas que Moltmann escreveu a sua Teologia da Esperança.
O livro é produto de um estudo bíblico qe focaliza na esperança cristã do futuro.
Para Moltmann o princípio hermenêutico é a escatologia e, a esperança é o tema principal na Bíblia.”Mas, para Moltmann a igreja dá forma ao futuro e proporciona esperança por meio da interação social, particularmente a favor dos pobres.
RESUMO DA TEOLOGIA DE MOLTMANN
A teologia de Moltmann pode ser resumida da seguinte maneira:
Deus é parte do processo do tempo, em direção ao futuro.
Portanto, não é absoluto, está a caminho do futuro, onde se cumprirão as suas promessas.
O futuro é a natureza essencial de Deus.
A ressurreição de Jesus Cristo enquanto um evento histórico não tem nenhuma importância. A importância na ressurreição de Cristo é escatológica e deve ser vista na perspectiva do futuro, porque dá a esperança de uma ressurreição geral. Em lugar de olhar a partir duma tumba vazia em direção ao futuro, Moltmann sugere olhar o futuro porque este legitima a ressurreição de Cristo.
O homem também deve perceber-se na perspectiva do futuro.
Ele diz que “o homem somente pode entender-se com referência à história continuamente em desenvolvimento em relação com o futuro de Deus.
A solução para o homem é associar-se com Deus que: “se apresenta sempre que a humanidade se despreza ou brutaliza.”
Moltmann o chama de teologia da cruz. O homem participa nesta teologia da cruz aceitando que os desafios da vida são momentos futuros que se rompem no presente.”
O homem deve participar ativamente na sociedade para transformá-la.
Devem eliminar as diferenças de “raças, classes, status e igrejas nacionais.
A igreja tem a capacidade de moldar o futuro e deve pregar para transformar a sociedade.
A igreja deve ver além da salvação “pessoal” para desafiar todas as barreiras e estruturas entre diferentes pessoas.
A igreja é o instrumento de Deus para a mudança, para reconciliar aos ricos com os pobres, as raças e as estruturas artificiais.
A revolução pode ser um dos meios para que a igreja introduza mudanças.
PARA SE PENSAR
AVALIAÇÃO DA TEOLOGIA DE MOLTMANN
Jürgen Moltmann nega a compreensão normal da história por causa da sua ênfase no futuro.
Rejeita o significado da historicidade da ressurreição de Cristo. Dada a sua alienação da história com a escatologia, nega o verdadeiro significado da história e dos eventos históricos.
Moltmann nega a imutabilidade de Deus (Ml 3:6), e sugere que Deus não é absoluto, senão que “se move para o futuro”.
A esperança futura de Moltmann também está ligada ao humanismo otimista e com a filosofia hegeliana: vê o caos no passado (tese), esperança no futuro (antítese) e a necessidade de que os atos presentes efetuem mudanças (síntese).
Alguns pastores que defendem tal teologia no Brasil :
Ricardo Goldin
Ariovaldo ramos
Rene Kivitz
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos..." ( Atos 2:42) Esta primeira característica é surpreendente e não muitas congregaçõesa teriam em conta hoje. A igreja viva é uma igreja que está aprendendo, uma comunidade que estuda. A plenitude do Espírito Santo é incompatível com o antiintelectualismo. O Espírito de Deus é Espírito de verdade. Esse foi um dos títulos que Jesus mesmo deu ao Espírito. Se quisermos estar cheios do Espírito, sua verdade será importante para nós.
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