sexta-feira, 8 de junho de 2018

UMA CRÍTICA A TEOLOGIA DA ESPERANÇA

                                                     TEOLOGIA DA ESPERANÇA



                                                                   INTRODUÇÃO



Jürgen Moltmann (1926 - ) tornou-se famoso na década de 1960. Naqueles anos houve diálogo entre cristãos e marxistas que afetou a alguns jovens. 

Foi a raiz desta interação com os marxistas que Moltmann escreveu a sua Teologia da Esperança.


O livro é produto de um estudo bíblico qe focaliza na esperança cristã do futuro. 


Para Moltmann o princípio hermenêutico é a escatologia e, a esperança é o tema principal na Bíblia.”Mas, para Moltmann a igreja dá forma ao futuro e proporciona esperança por meio da interação social, particularmente a favor dos pobres.



RESUMO DA TEOLOGIA DE MOLTMANN


A teologia de Moltmann pode ser resumida da seguinte maneira:


Deus é parte do processo do tempo, em direção ao futuro.


Portanto, não é absoluto, está a caminho do futuro, onde se cumprirão as suas promessas. 


O futuro é a natureza essencial de Deus. 


A ressurreição de Jesus Cristo enquanto um evento histórico não tem nenhuma importância. A importância na ressurreição de Cristo é escatológica e deve ser vista na perspectiva do futuro, porque dá a esperança de uma ressurreição geral. Em lugar de olhar a partir duma tumba vazia em direção ao futuro, Moltmann sugere olhar o futuro porque este legitima a ressurreição de Cristo. 


O homem também deve perceber-se na perspectiva do futuro. 

Ele diz que “o homem somente pode entender-se com referência à história continuamente em desenvolvimento em relação com o futuro de Deus.

A solução para o homem é associar-se com Deus que:               “se apresenta sempre que a humanidade se despreza ou brutaliza.” 


Moltmann o chama de teologia da cruz. O homem participa nesta teologia da cruz aceitando que os desafios da vida são momentos futuros que se rompem no presente.”


O homem deve participar ativamente na sociedade para transformá-la. 


Devem eliminar as diferenças de “raças, classes, status e igrejas nacionais.


A igreja tem a capacidade de moldar o futuro e deve pregar para transformar a sociedade.


A igreja deve ver além da salvação “pessoal” para desafiar todas as barreiras e estruturas entre diferentes pessoas.

A igreja é o instrumento de Deus para a mudança, para reconciliar aos ricos com os pobres, as raças e as estruturas artificiais. 

A revolução pode ser um dos meios para que a igreja introduza mudanças.



PARA SE PENSAR



AVALIAÇÃO DA TEOLOGIA DE MOLTMANN


Jürgen Moltmann nega a compreensão normal da história por causa da sua ênfase no futuro. 

Rejeita o significado da historicidade da ressurreição de Cristo. Dada a sua alienação da história com a escatologia, nega o verdadeiro significado da história e dos eventos históricos.


Moltmann nega a imutabilidade de Deus (Ml 3:6), e sugere que Deus não é absoluto, senão que “se move para o futuro”.



A esperança futura de Moltmann também está ligada ao humanismo otimista e com a filosofia hegeliana: vê o caos no passado (tese), esperança no futuro (antítese) e a necessidade de que os atos presentes efetuem mudanças (síntese). 


Alguns pastores que defendem tal teologia no Brasil :


Ricardo Goldin
Ariovaldo ramos
Rene  Kivitz

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