sexta-feira, 19 de julho de 2019

Método Alegórico de Interpretação Bíblica

                                     Método Alegórico de Interpretação Bíblica


1. Escola de Alexandria

Após a morte dos apóstolos a era chamada pós apostólica( Seculo II ao IV ),liderada por pastores e bispos ou "Pais da igreja",com muitos debates teológicos e doutrinários e o sentido exato das palavras da Bíblia,e lógico como seria interpretadas as profecias,instituições e personagens do V.T.,de forma a refletir Cristo.

Surgem então 2 fortes linhas: 1.) Alegórica- Alexandria 2.) Literal - Antioquia

A escola de Alexandria tem suas raízes na filosofia grega como Heráclito e a huponóia,Platão e o mundo das idéias,Filo um judeu e grande estudioso da Septuaginta,tentando ligar Moisés a Platão(seus idolos),usando o método "alegorese"(alegoria).

Quando o cristianismo chegou à cidade muitos destes se converteram,e esta cidade chegou a ser liderada por Barnabé(Existe uma carta de Barnabé,onde ela usa o método alegórico para mostrar Jesus em vários textos do V.T.,usando o método de Filo).

Outro lider foi Pantenus e fundou uma escola do sistema alegórico de interpretar a biblia.

Seguiu Pantenus,Clemente de Alexandria,Orígenes que afirmava que o sentido literal é bom mas esconde o sentido primário:"literal é para iniciantes,espiritual para maduros"Interpretar a biblia literalmente é da cultura judáica e não dos cristãos.

É essa interpretação que domina a maioria das igrejas evangélicas hoje e que exerce uma grande influência na escatologia premilenista,líderes que espiritualizam as escritulas e manipulam suas ovelhas


2. A ESCOLA DE ANTIOQUIA


A primeira que surgiu foi a Escola de Antioquia Síria,fundada por Luciano de Samosata com base nas línguas originais.Ele fez uma recensão e uniformização dos textos,surgindo o texto Bizantino,texto adotado pela igreja até século XIX.Esse amado foi martirizado,sendo sujeitado a morrer de fome.Sua escola foi funda no século IV,mas Teófilo no século II já usava esse método.

Entre os vários que adotaram esse método citamos: Deodoro de Tarso,Teodoro de Mopsuéstia e João Crisóstomo,Atanásio,Dídimo,Cirilo de Alexandria,todos defensores da exegese literal.

Essa escola é a criadora do método gramático histórico,método adotado pela reforma,buscando o sentido da palavra grega,levando em conta o contexto histórico

Ela também defendeu levar em conta o estado mental dos profetas ao receber as visões,se ra mesmo uma visão ou uma intuição de como o profeta via o futuro através das circunstancias presentes,saindo das alegorias alexandrinas para um sentido espiritual mais profundo

Sabia que havia tipologia,mas defendiam a importância teológica de tais metáforas,mas valorizavam a historicidade e o valor teológico

CONCLUSÃO

Esse método interpretativo evita subjetividade descontrolada e se ater ao texto e saber mesmo sendo textos do passados aplicá-los hoje.

Os "Pais Latinos",assim chamados  os que viveram IV e V como Tertuliano,Jerônimo,Agostinho,Ticônio,Ambrosiaster,todos eles seguiam a linha de Antioquia:gramático histórico do texto bíblico,dando atenção ao contexto histórico da passagem.

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