OS ATRIBUTOS DIVINOS
. Os atributos não são partes de Deus ( Ele não é um composto de várias partes)
. Os atributos são a forma como Deus revelou-se a nós
. Eles formam um todo harmonioso
Tomás de Aquino : "Os atributos revelam o que Deus é em relação às suas criaturas"
Shedd : "Os atributos são uma descrição próxima do que seja a essência de Deus "
. Os atributos são qualidades essenciais de Deus,revelando aspectos do ser de Deus
1. OS NOMES DE DEUS
Êxodo 20:7 era um nome que revelava "todas as qualidades de Deus"em relação ao seu povo.
Esse nomes não são invenção humana,mas dadas pelo próprio Deus,revelando-se ao homem.
Esses nomes mostram sua pessoalidade:
a) Nomes próprios
b) Nomes essenciais ( atributos)
c) Nomes pessoais ( Pai,Filho e Espirito Santo )
1.A. NOMES NO VELHO TESTAMENTO
A) 1. ‘EL, ‘ELOHIM, ‘ELYON.
EL é o nome mais simples que designa Deus no V.T. ( ser primeiro,ser Senhor) (forte e poderoso)
Sempre aparece no plural e usado na poesia.
B) ADONAI .
Capacidade de julgar,governar.
Aquele à quem tudo está sujeito
O transcendente que se compadece das criaturas
"Adonai",foi suplantado por Yahweh aquele que se relaciona com suas criaturas)
C) ’EL-SHADDAI.
Aquele que possui todo poder no céu e na terra,todos subservientes da sua graça
Êxodo 6:2 Deus gracioso
D) YAHWEH TSEBHAOTH.
Yahweh superou os nomes anteriores e quem o mencionasse seria morto ( Levítico 24:16)
Êxodo 3:13-14 ( Hawah ) indica a imutabilidade de Deus,ligando sua imutabilidade com seu povo
TSEBHAOTH
1. Senhor dos Exércitos ( 1 Samuel 4:4)
2. Exércitos dos céus,podendo referir-se às estrelas
3. Exército dos anjos ( com suas hierarquias ) (Gênesis 28:12,32:2 )
2. OS NOMES NO NOVO TESTAMENTO
1. THEOS
Mesmo nome de Elyon ou Elohim (hebráico) (Marcos 5:7)
2. KYRIOS
Mesmo que Yahweh ,significando o "alpha e o ômega) (Apocalipse 1:4)
A Septuaginta substitui por Adonai,traduzindo por Kyrios( poder) e o Novo Testamento segue a mesma linha,usado também em relação a Cristo
3. PATER.
Sempre usado como nome de Deus em relação à israel ( Deuteronômio 32:6)
Mostra a relação teocrática de Deus
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