EXPIAÇÃO LIMITADA
PERGUNTA BÁSICA : POR QUEM CRISTO MORREU?
OS TEMAS POLÊMICOS SÃO BONS PORQUE VEMOS LADOS QUE OS AUTORES NÃO VIRAM:
1. FALTA DE CONHECIMENTO (hermenêutico ou exegético )
2. DESONESTIDADE INTELECTUAL ( Defesas apaixonadas )
1 Timóteo 2:4 " o qual deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da verdade "
A EXPIAÇÃO LIMITADA É CONSTRUÍDA A PARTIR DA DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO( DEUS TEM UM NÚMERO DE ESCOLHIDOS )E É A ESTES QUE SE APLICA A OBRA REDENTORA,ASSIM SE O NÚMERO DE ELEITOS É LIMITADO,A EXPIAÇÃO TAMBÉM O É.
NÃO ENTENDEREMOS EXPIAÇÃO SE NÃO ENTENDERMOS A FUNÇÃO SACERDOTAL DE CRISTO: CORAÇÃO DO EVANGELHO
1. CAUSA MOTORA : BENEPLÁCITO DE DEUS( GÁLATAS 1:4 )( COL 1:19-20)
NÃO FOI UMA VONTADE ARBITRÁRIA MAS A "BOA VONTADE DIVINA"
. UMA EXPIAÇÃO SUBSTITUTIVA QUE ENVOLVE JUSTIÇA QUE EXIGE(ROMANOS 3:26) E AMOR QUE PROVIDENCIA(JOÃO 3:16)
ROMANOS 3:24-25 "sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação por meio da fé, pelo seu sangue, proclamando a evidência da sua justiça. Por sua misericórdia, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que deposita toda a sua fé em Jesus"
. NÃO FOI UMA DECISÃO ARBITRÁRIA,A JUSTIÇA EM DEUS EXIGE QUE O PECADO SEJA PUNIDO E DEUS AGIU DE MANEIRA LEGAL,PONTO NÃO ACEITO POR ARMINIANOS E TEOLOGIA MODERNA E QUE NO SÍNODO DE DORT(HOLANDA) FOI CONFIRMADO ,QUE É A BASE DA CONFISSÃO DE FE DE WESTMINSTER.
. NOMES RESPEITADOS COMO AGOSTINHO,AQUINO NÃO ACHAVAM NECESSÁRIO A EXPIAÇÃO.
. CALVINO AFIRMA : INTERESSA-NOS QUE O NOSSO MEDIADOR FOSSE VERDADEIRO DEUS E VERDADEIRO HOMEM,ASSIM DEUS DETERMINOU O QUE ERA A MELHOR PROVISÃO PARA NÓS.
SEGUINDO O PENSAMENTO DE IRINEU NA ERA PRIMITIVA E DE ANSELMO NA ERA DA IDADE MÉDIA DA NECESSIDADE DA EXPIAÇÃO,O CALVINISMO BATE O MARTELO EM SINTONIA COM A VISÃO MAIS BÍBLICA DA JUSTIÇA DIVINA E A NECESSIDADE DA EXPIAÇÃO,QUE GARANTE A SANTIDADE AO PECADOR ELEITO E A CONDENAÇÃO OU CASTIGO AOS TRANSGRESSORES
1. DEUS NÃO PODIA PASSAR POR ALTO EM VIRTUDE DA SUA RETIDÃO E SANTIDADE
. ISSO FEZ DE DEUS JUSTO E JUSTIFICADOR
2. A LEI DE DEUS É IMUTÁVEL E POR SI EXIGE O CUMPRIMENTO E A PENALIDADE,LOGO TINHA QUE PROVIDENCIAR UMA PROVISÃO VICÁRIA PARA JUSTIFICAÇÃO
3. DEUS NÃO MENTE (VERACIDADE DIVINA),O DEUS DA ALIANÇA DECRETOU QUE A MORTE SERIA A PENALIDADE DA DESOBEDIENCIA (ROMANOS 6:23),LOGO A EXPIAÇÃO SE TORNA NECESSÁRIA DEVIDO A VERACIDADE DE DEUS,A PENA DEVERIA SER CUMPRIDA NA VIDA DE ALGUÉM( VICÁRIA )
4. O PECADO NÃO É APENAS UMA FRAQUEZA MORAL ,MAS "CULPA" E QUE TORNA O PECADOR DEVEDOR E A LEI EXIGE O PAGAMENTO(EXPIAR)
5. A GRANDEZA DO SACRIFÍCIO EXIGE A EXPIAÇÃO,SE DEUS O FEZ ACONTECER ERA ENTÃO NECESSÁRIO (GÁLATAS 3:21 AFIRMA QUE A LEI NÃO PODIA DAR VIDA )
A EXPIAÇÃO É SUBSTITUTIVA E PENAL
1. ELA É OBJETIVA: RECONCILIA DEUS COM O PECADOR
. DEUS RECONCILIADO JUSTIFICA O PECADOR "Ora, se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais no presente, havendo sido feitos amigos de Deus, seremos salvos por sua vida.(ROMANOS 5:10),ISSO HARMONIZA COM O CARÁTER SACERDOTAL DE CRISTO
2, ESSA ERA A IDÉIA DOS SACRIFÍCIOS QUE ERAM APRESENTADOS A DEUS PARA APAZIGUAREM A SUA IRA
3. A PALAVRA HEBRÁICA "KIPPER" TRAZ ESSE SIGNIFICADO DE "COBERTURA",ONDE O SANGUE INTERPUNHA ENTRE DEUS E O PECADOR,VISANDO AMENIZAR A IRA DIVINA.
NO NOVO TESTAMENTO A PALAVRA GREGA "HILASMOS" TRAZ ESSE SIGNIFICADO DE TORNAR PROPÍCIO(Agora, como fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por intermédio dele, seremos salvos da ira de Deus ROMANOS 5:9).
QUANDO NÃO ESTAMOS PROPÍCIOS A DEUS SOMOS OBJETOS DO DESPRAZER DE DEUS.
O OFENSOR SE RECONCILIA( EXPIA,TORNA-SE PROPÍCIO)
ESS É A IDÉIA EM MATEUS 5:23-24 "Assim sendo, se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa ali mesmo diante do altar a tua oferta, e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão, e depois volta e apresenta a tua oferta"
. O IRMÃO QUE FEZ O MAL É PROCURADO E O MAL RETIRADO(PROPICIADO)
. NO CASO DO PECADOR A DEMANDA JUDICIAL É RETIRADA(NÃO IMPUTA),MESMO QUE NÃO HAJA MUDANÇA ALGUMA NESSE HOMEM,POIS A LEI FOI SATISFEITA("Ora, se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais no presente, havendo sido feitos amigos de Deus, seremos salvos por sua vida)
EXPIAÇÃO PESSOAL E VICÁRIA :
O OFENDIDO TOMA INICIATIVA,TEM ALTO NIVEL DE MISERICÓRDIA,É UMA VEZ SÓ
1 TIMOTEO 2:4 "ος παντας ανθρωπους θελει σωθηναι και εις επιγνωσιν αληθειας ελθειν"
παντας ανθρωπους " TODOS OS HOMENS ",TRADUZIDO DENTRO DO CONTEXTO DO VERSÍCULO 1
"Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito.”
TODOS AQUI NÃO SÃO TODOS POIS ISSO SERIA UMA PRATICA IMPOSSIVEL,MAS PELOS REIS E IMPERADORES INVESTIDOS DE AUTORIDADE(CAUSADORES DA SUA PRISÃO)
TODOS AQUI SÃO TODAS AS CLASSES JÁ QUE JUDEUS FAZIAM ACEPÇÃO,ISSO HARMONIZA COM GÁLATAS 3:28-29
1 Pedro 1:17 “Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,”
Portanto, Calvino está com razão em fazer a sua exegese diante da análise acima demonstrada.
1Jo 2.2 está cheia de dificuldades exegéticas.
A palavra ὅλος quer dizer “inteiro, completo, todo”. O autor está correto em citar os eruditos que traduzem essa palavra. No entanto, essa palavra, assim como os pronomes indefinidos “todo, tudo”, deve ser interpretada segundo o seu contexto, pois, caso contrário, pode-se ter uma grande distorção.
Por exemplo:
Atos 10:22 “Então, disseram: O centurião Cornélio, homem reto e temente a Deus e tendo bom testemunho de toda a nação judaica, foi instruído por um santo anjo para chamar-te a sua casa e ouvir as tuas palavras.”
οι δε ειπον κορνηλιος εκατονταρχης ανηρ δικαιος και φοβουμενος τον θεον μαρτυρουμενος τε υπο ολου του εθνους των ιουδαιων εχρηματισθη υπο αγγελου αγιου μεταπεμψασθαι σε εις τον οικον αυτου και ακουσαι ρηματα παρα σου
Lucas usa o mesmo adjetivo ὅλου que a RA traduziu como “toda a nação judaica” - υπο ὅλου του εθνους των ιουδαιων εχρηματισθη
Ninguém, em uma sã consciência, iria entender que Lucas estivesse afirmando que toda a nação de Israel, incluindo cada pessoa que habitava na região de Israel e em todos os tempos, conheciam Cornélio. Isso seria um absurdo! No entanto, o texto deixa claro que ele era conhecido por toda ὅλου a nação de judeus. Pelo contexto, deve-se entender que Cornélio era conhecido pelos judeus da sua região, pois o próprio Pedro seria excluído desse adjetivo porque ele não o conhecia.
Depois, o autor Zwinglio usa o texto de 1Jo 5.19 para defender que a interpretação de “mundo inteiro” significa cada pessoa do mundo e não somente os eleitos.
1 João 5:19 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.”
οιδαμεν οτι εκ του θεου εσμεν και ο κοσμος ολος εν τω πονηρω κειται
O autor usou um princípio hermenêutico correto, pois ele buscou a análise da palavra no mesmo livro, citando a base disso o Rev. Augustus Nicodemus que é uma autoridade em Hermenêutica.
1 João 5:19 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.”
οιδαμεν οτι εκ του θεου εσμεν και ο κοσμος ολος εν τω πονηρω κειται
O autor usou um princípio hermenêutico correto, pois ele buscou a análise da palavra no mesmo livro, citando a base disso o Rev. Augustus Nicodemus que é uma autoridade em Hermenêutica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário